"Crime e castigo" de Dostoievski

Li a saga de Raskolnikoff, que é como quem diz li o livro "Crime e Castigo" de Dostoievski. Entendo porque é uma obra importante da Literatura Mundial mas não é para mim uma obra-prima. Nem da Literatura nem do próprio autor. Marcou-me muito mais "Recordações da Casa dos Mortos", por exemplo. Parece-me que o autor se perde em muita coisa. Seja a descrição da época, seja na introdução de personagens quase irrelevantes para o enredo. Ou seja, na sua essência a trama à volta do crime (assassinato) e castigo (insanidade ou prisão) é obviamente notável mas há demasiado ruído à volta. Parece-me que foi um daqueles livros que vai surgindo no papel e não está delineado na cabeça do autor. Por isso as diversas cambiantes na personagem atormentada de Raskolnikoff. Como se o escritor russo fosse pensando nos possíveis destinos do criminoso e acabasse por decidir-se por um menos complicado. A confissão na última página do livro poderia ser o fim mas eis que decidiu criar um epílogo redentor. É uma empreitada de 600 páginas que para mim se tornaria melhor se ele tivesse escrito apenas metade delas...

0 comentários:

| Top ↑ |